Anuário do Instituto de Geociências


O Anuário do Instituto de Geociências (ISSN 0101-9759) é uma publicação regular do Instituto de Geociências – Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza da Universidade Federal do Rio de Janeiro, publicado desde 1977. O Anuário publica artigos inéditos, cobrindo todos os campos de atuação no âmbito das Ciências da Terra, tais como questões ambientais, antropológicas, geomorfológicas, geológicas, paleontológicas e meteorológicas.

Boletim da FFCLUSP Geologia


O Boletim da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, Universidade de São Paulo. Geologia foi publicado entre anos de 1944 (No. 1) e 1967 (No. 22).

Boletim da FFCLUSP Mineralogia


O Boletim da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. Mineralogia foi publicado entre os anos de 1938-1969.

Boletim da SBG


O Boletim da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG) foi lançado em 1952 como a primeira publicação essencialmente voltada para geologia no Brasil. Sua periodicidade se manteve até 1970 quando foi substituído pela Revista Brasileira de Geociências.

Boletim IG-USP


O Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGc/USP) foi constituído e organizado em 1970, mas o ensino e a pesquisa na área de geociências iniciaram-se em 1934, com a fundação da Universidade. O primeiro boletim, publicado pelo então Instituto de Geociências e Astronomia, denominava-se Boletim IGA (ISSN= 0100-3925), que publicou entre os anos de 1970 e 1971 os volumes 1 e 2. Em 1972, devido à mudança do nome do instituto para Instituto de Geociências, a publicação passa a denominar-se Boletim IG (ISSN= 0100-3879), publicando entre os anos de 1972 e 1983 os volumes 3 a 14.

Boletim IG-USP – Publicação Especial


A partir de 1984, diante da necessidade de diversificar as publicações para abranger um espectro mais amplo, o Boletim IG-USP subdividiu-se em três séries, sendo que o Boletim IG-USP: Publicação Especial (ISSN= 0102-6275), dedicou-se à publicação de assuntos temáticos diversos, abrangendo revisões que demandam trabalhos mais longos e as contribuições científicas que fazem parte de eventos, iniciando-se com o v.1 de 1984 e encerrando-se com o v.18 de 1996, quando passa a chamar-se Geologia USP: Publicação Especial.

Boletim IG-USP – Série Científica


O Boletim Série Científica (ISSN 1519-874X) dedicada à divulgação de artigos inéditos, nas diversas áreas da Geologia, criteriosamente avaliados e revisados por corpo editorial qualificado, abrangendo intercâmbio com as principais bibliotecas de universidades brasileiras e estrangeiras.

Boletim IG-USP – Série Didática


O Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGc/USP) foi constituído e organizado em 1970, mas o ensino e a pesquisa na área de geociências iniciaram-se em 1934, com a fundação da Universidade. O primeiro boletim, publicado pelo então Instituto de Geociências e Astronomia, denominava-se Boletim IGA (ISSN= 0100-3925), que publicou entre os anos de 1970 e 1971 os volumes 1 e 2. Em 1972, devido à mudança do nome do instituto para Instituto de Geociências, a publicação passa a denominar-se Boletim IG-USP (ISSN= 0100-3879), publicando entre os anos de 1972 e 1983 os volumes 3 a 14.

Boletim IGA


O Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGc/USP) foi constituído e organizado em 1970, mas o ensino e a pesquisa na área de geociências iniciaram-se em 1934, com a fundação da Universidade. O primeiro boletim, publicado pelo então Instituto de Geociências e Astronomia, denominava-se Boletim IGA (ISSN= 0100-3925), que publicou entre os anos de 1970 e 1971 os volumes 1 e 2. Em 1972, devido à mudança do nome do instituto para Instituto de Geociências, a publicação passa a denominar-se Boletim IG-USP (ISSN= 0100-3879), publicando entre os anos de 1972 e 1983 os volumes 3 a 14.

Brazilian Journal of Geology


Brazilian Journal of Geology (ISSN: 2317-4889; eISSN: 2317-4692) é uma revista trimestral com arbitragem, com versões impressa e virtual de acesso aberto, que fornece um canal internacional para divulgar trabalhos científicos relacionados a todos os aspectos das ciências geológicas no território brasileiro, países da América do Sul e do Atlântico Sul, incluindo a Antártida.

Derbyana


Derbyana tem como finalidade publicar artigos relacionados às Geociências e áreas correlatas, inéditos e originais, de caráter científico e/ou tecnológico. Destina-se também à publicação de revisões, mapas e cartas, notas prévias, comentários, críticas e réplicas de artigos.

Nome anterior: Revista do Instituto Geológico (ISSN 0100-929x, eISSN 2176-1892) / 1980-2020

Geochimica Brasiliensis


A Geochimica Brasiliensis é um periódico que destina-se à divulgação de temas científicos de interesse amplo e caráter original relacionados à Geoquímica em seus vários aspectos, incluindo processos modernos e novas técnicas de campo e laboratório.

 

Geociências – São Paulo


Geociências – é uma revista quadrimestral do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (UNESP)/Campus de Rio Claro, que divulga trabalhos sobre temas da Geologia e Geografia Física, básicos e de aplicação, de autores da UNESP e de outras instituições, do País ou do Exterior, de interesse para a comunidade geocientífica e a coletividade em geral.

Geologia USP – Publicação Especial


Publicação Especial (ISSN 1676-7829): destina-se a publicar assuntos temáticos diversos, abrangendo revisões que demandam trabalhos mais longos e as contribuições científicas que fazem parte de eventos. Essa publicação está indexada nas bases de dados BIOSIS e GEOREF.

Geologia USP – Série Científica


Série Científica (ISSN 1519-874X): dedicada à divulgação de artigos inéditos, nas diversas áreas da Geologia, criteriosamente avaliados e revisados por corpo editorial qualificado, abrangendo intercâmbio com as principais bibliotecas de universidades brasileiras e estrangeiras. Está indexada em expressivas bases de dados científicos do mundo, tais como ELSEVIER, GEOREF, BIOSIS, SCOPUS, DOAJ, CAPES/QUALIS, Portal de Revistas da USP e PPEGeo.

Geologia USP Série Didática


Série Didática (ISSN 1677-7549): reúne temas para uso nos cursos de Graduação e Pós-graduação. À semelhança dos outros dois tipos de publicações foi totalmente reformulada em 2001, e está no site da revista, www.igc.usp.br/geologiausp, desde 2003 com artigos completos on line, incluindo-se também os publicados nos antigos Boletins IG e IGA. Integrante do Portal de Periódicos Eletrônicos em Geociências, http://ppgeo.igc.usp.br, também utiliza a metodologia SciELO.

Geologia, Ciência – Técnica


A revista Geologia, Ciência – Técnica foi uma publicação de circulação interna voltada para os estudantes interessados nas Geociências, escrita para eles e por eles. A revista teve como objetivo incrementar o diálogo, além de complementar o currículo de geociências e promover a divulgação da Geologia como ciência e profissão.

Revista Brasileira de Geociências


A Revista Brasileira de Geociências (ISSN: 0375-7536) destina-se à publicação de temas científicos de interesse amplo e caráter original relacionados com as Geociências do Brasil, inclusive processos modernos e novas técnicas de campo e laboratório, sob a forma de Artigos, Notas Breves, Discussões, Resenhas de Livros e Notícias.

Revista do Instituto Geológico


A Revista do Instituto Geológico tem como finalidade publicar artigos relacionados às Geociências e áreas correlatas, inéditos e originais, de caráter científico ou tecnológico. Destina-se também à publicação de revisões, notas prévias, comentários, críticas e réplicas de artigos de temas ligados às Geociências. A partir de 1980, a Revista dá sequência ao periódico do Instituto Geográfico e Geológico, o I.G.G. (1943-1968), e aos boletins científicos da Comissão Geográfica e Geológica do Estado de São Paulo, editados desde 1889.

 

Terræ Didática


A revista Terræ Didatica é a publicação periódica do Instituto de Geociências da Unicamp dedicada à difusão de materiais didáticos, recursos educativos, notícias e outras informações. O objetivo da revista é promover e difundir novas ações educativas, fomentar a busca de novas experiências didáticas e estimular intercâmbio de práticas pedagógicas inovadoras, sendo destinada às comunidades de geologia, geografia e educação, do Brasil e de outros países (em particular da comunidade íbero-latino-americana).