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Revista
Terrae Didática
Volume
Número
Ano
Data da Publicação
01-01-2009
Abstract (English)
Teaching of mineral analysis techniques with emphasis on data interpretation: theory and practice for training a geologist. An educational activity devised as part of the Experimental Inorganic Chemistry course aims at the compliance with the National Curriculum Directives for Geology and Engineering Geology undergraduate courses. The activity has allowed to engage theory and practice by means of data interpretation of analytical instrumental characterization of the elemental, structural and mineralogical composition of minerals and rocks. Twelve selected samples of minerals were analysed by X-ray fluorescence, powder X-ray diffraction, scanning electron EDS probe microscopy and optical microscopy (petrography). The non-interpreted results were made available in a homepage and students were requested to interpret the data to identify the samples. Teachers have evaluated the activity to be suitable for a Descriptive Mineralogy course; it also helps meeting the needs of formation of a geologist, which currently requires entangling knowledge and action as to interpret reality, to understand processes, to identify problems and to generate solutions.
Páginas
14-27
Título
Ensino de técnicas de análises de minerais com ênfase na interpretação de dados: teoria e prática na formação do geólogo
Descrição
Atividade didática inicialmente desenvolvida na disciplina Química Inorgânica Experimental, ministrada aos alunos do Curso de Geologia da UFPR objetivou atender às Diretrizes Curriculares Nacionais para formação do geólogo e do engenheiro geólogo. A atividade buscou articular teoria e prática por meio da interpretação de dados de análise instrumental de caracterização elementar, estrutural e mineralógica de minerais e rochas. Para desenvolvimento, 12 amostras de minerais foram selecionadas e analisadas por fluorescência de raios X, difração de raios X de pó, microscopia eletrônica de varredura com sonda EDS e microscopia óptica (Petrografia). Documento com os resultados não-interpretados foi disponibilizado aos alunos em uma homepage e foi solicitado que os alunos identificassem as amostras por meio da interpretação dos dados. A avaliação dos professores ao final do trabalho foi de que a proposta apresentada é adequada para a disciplina de Mineralogia Descritiva e ajuda a atender às demandas exigidas para formação do geólogo, que hoje passam pelo pensar, pelo ler a realidade, compreender os processos, identificar problemas e gerar soluções, exigindo a articulação entre o fazer e o conhecer.
Autores
Carlos Jorge da Cunha [Universidade Federal do Paraná; Depto. Química] | Orliney Maciel Guimarães [Universidade Federal do Paraná; Depto. Química] | Márcio Peres de Araújo [Universidade Federal do Paraná; Depto. Química] | Eleonora Maria Gouvêa Vasconcellos [Universidade Federal do Paraná; Depto. Geologia] | Joaniel Munhoz Martins [Universidade Federal do Paraná; Depto. Geologia] | José Manoel dos Reis Neto [Universidade Federal do Paraná; Depto. Geologia] | Fernanda Machado Martins [Universidade Federal do Paraná; Depto. Geologia]