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Revista
Terrae Didática
Volume
Número
Ano
Data da Publicação
01-01-2010
Abstract (English)
This paper presents some possibilities to teach relief at the level of Junior High Schools, from the perspective of typical landforms. The landforms can be presented in different scales. Taking the relief of Belo Horizonte as example, we start from a local landform analysis to a regional one, hitting a more abstract level to understand the concept of relief. The proposal explores geomorphological concepts involving visual language by the use of oblique photographs for local scale, elevation terrain models and maps for regional scale, for teaching and learning of geomorphology.
Páginas
58-66
Título
Abordagem da escala espacial no ensinoaprendizagem do relevo
Descrição
O objetivo principal deste artigo é o de apresentar proposta de abordagem do relevo na escola básica sob a perspectiva de suas formas típicas e apresentadas em diferentes escalas. Tomando como referência o relevo de Belo Horizonte, inicia-se pela escala local das formas (ou seja, do concreto), para a escala regional, atingindo assim os níveis mais abstratos de compreensão do relevo. A proposta explora conceitos geomorfológicos e envolve a linguagem visual mediante o uso de fotografias oblíquas para a escala local e modelos digitais de terreno e mapas para representar a escala regional no processo de ensino e aprendizagem da geomorfologia.
Autores
William Zanete Bertolini [Universidade Federal de Minas Gerais; Instituto de Geociências; Departamento de Geografia] | Vilma Lúcia Macagnan Carvalho [Universidade Federal de Minas Gerais; Instituto de Geociências; Departamento de Geografia]