Documento
Metadados
Journal_path
Revista
Geologia USP. Publicação Especial
Volume
Ano
Data da Publicação
01-09-2005
Palavras-chave
Abstract (English)
The Geo-School project aims at the computer-aided dissemination of geological data, images and maps of a given region to elementary school teachers. The first pilot-module, planned for public and private institutions of elementary education, is being evaluated at this stage of the research. It was developed for the region between Jundiaí and Atibaia (SP). The work started with an open inquiry, sent to Geography and Sciences teachers of the study area. A survey of the existing infrastructure was also included in the investigation. The preliminary results of research on the 132 public and 36 private schools of the Jundiaí-Atibaia region indicate that more than 85% of the 49 schools that answered the questionnaire make use of computer equipment for pedagogical support and limited access to the Internet. The demand for the potential products is great, as long as all the 108 teachers who participated in the inquiry use audiovisual resources and are interested in applying geoscience subjects to the course they teach. The Geo-School project uses CD-ROM and Internet resources to deliver free software tools. It stimulates a more democratic use of the equipment and programs and can contribute to the development of new roles, such as "teacher-authors" or as "student-authors". The results of the preliminary consultation made to 168 schools of the Jundiaí-Atibaia module suggest that the Geo-School project may stimulate similar initiatives elsewhere.
Keywords (English)
Páginas
71-82
Título
Projeto GeoEscola: Disseminação de Conteúdos de Geociências por Meio do Computador para Docentes de Ciências e Geografia no Nível Fundamental em JundiaíAtibaia SP
Descrição
O Projeto Geo-Escola visa disponibilizar dados geológicos, imagens e mapas, de uma dada região, em formato de material didático com suporte em computador, a professores de ensino fundamental e médio. Encontra-se em avaliação nesta etapa da pesquisa o primeiro módulo-piloto, planejado para instituições de ensino fundamental, públicas e particulares, da região entre Jundiaí e Atibaia (SP). Os trabalhos iniciaram-se por uma consulta aberta, formulada ao conjunto de escolas da região, buscando-se contatar os professores das disciplinas de Geografia e Ciências. Levantaram-se dados sobre a infra-estrutura de microcomputadores existente nas escolas. Mais de 85% das 49 escolas que responderam ao questionário dispõem de equipamentos de informática para apoio pedagógico e alguma forma de acesso à Internet. Os produtos despertaram grande interesse: os 108 professores que responderam à consulta utilizam recursos audiovisuais, interessam-se em aplicar temas geocientíficos nas disciplinas e valorizam a abordagem da dinâmica ambiental em suas aulas. Um exame comparativo dos Parâmetros Curriculares Nacionais das áreas de Geografia e Ciências com os conteúdos efetivamente ministrados na escola fundamental nessas disciplinas permite concluir que, independentemente da valorização oficial da abordagem da realidade local em Ciências e Geografia, historicamente os temas geocientíficos sofreram certo abandono. O Projeto Geo-Escola, inserido nesse contexto, ao disponibilizar via CD-ROM e Internet dados e ferramentas abertas, estimula o uso mais democrático dos equipamentos e programas e pode contribuir para a atribuição de novos papéis para professor e aluno: "professor-autor" e "aluno-autor", podendo ser reproduzido e adaptado a outras realidades regionais. Os resultados preliminares da consulta a 168 escolas do módulo Jundiaí-Atibaia sugerem que o projeto possa resultar em iniciativas similares em outras regiões.
Autores
Celso Dal Ré Carneiro | Ronaldo Barbosa