Documento
Metadados
Journal_path
Revista
Geologia USP. Publicação Especial
Volume
Ano
Data da Publicação
01-09-2005
Palavras-chave
Atividades didáticas | Exploração aurífera | História da ciência | Textos históricos
Abstract (English)
Reflections on the reality of Science teaching in Brazil show us that teachers put strong emphasis on subjects that ultimately lead to the formation of professionals with certain skills and competence characteristic of a scientist. However, this is not an aspect that is exclusive to Brazil. Geology teaching in Brazil is mostly focused on the reporting of scientific practice found in textbooks. Generally, Science is presented in an idealized manner or, less frequently, with great emphasis on field geology or on experiments presented to the students as self-evident. Authors with knowledge of other cultures have discussed this subject. They suggest changes in the emphasis of Science teaching in those cultures. The main goal of this study is to promote a broad debate, between teachers from high school to elementary university levels, on the role of epistemology and the history of Geology in the teaching of Science, as well as to suggest alternative ways of teaching. This is the scope of the discipline ?Methodology of geological teaching?, which discipline is part of the specialization course in Gemology, offered by the Department of Geology of the Federal University of Ouro Preto. To reach that goal we have designed a unit of teaching using the history of geology as a base in the teaching of Science. In this paper we present the results of this experience. We took an example from the history of gold exploration in the town of Ouro Preto, to illustrate the manner through which those activities promoted knowledgement, to understand the evolution of the methods applied in the geological sciences as well as the role of epistemology and the history of geology on the teaching of geological sciences.
Keywords (English)
Didactic activities | Gold Exploration | Historical texts | History of science
Páginas
89-96
Título
O Papel da História da Exploração Aurífera em Ouro Preto e a Formação de Professores de Geologia
Descrição
A reflexão sobre a realidade em que se dá o ensino de Ciências no Brasil nos mostra uma forte ênfase em atividades docentes que procuram dotar os egressos de habilidades e competências próximas da de um cientista. Este fato não é prerrogativa apenas nossa. Autores familiarizados com outros padrões culturais discutem este tema. Sugerem uma mudança no enfoque para o ensino de Ciências. O ensino de Geologia, aqui entre nós, privilegia em sala de aula "o relato da prática científica, apresentado pelos livros-texto". Geralmente é apresentada uma Ciência idealizada, ou então, bem menos comum, uma forte ênfase é dada ao ensino de Geologia de campo e práticas experimentais onde o experimento e os seus resultados são apresentados ao aluno como auto-evidentes. Com o objetivo de discutir com potenciais professores de Geologia em cursos de nível médio e nos primeiros semestres da Universidade, o papel da Epistemologia e da História da Geologia no ensino desta Ciência, e de sugerir alternativas de como ensinar, foi proposto um estudo, dentro da disciplina "Metodologia de Ensino da Geologia" - do Curso de Especialização em Gemologia, no DEGEO/UFOP. Para isso, foi planejada uma unidade de ensino relativo à aplicação da História da Geologia ao ensino. O propósito do presente trabalho é apresentar os resultados da análise feita do processo de ensino proposto. A escolha da história da exploração aurífera em Ouro Preto como objeto privilegiado para a construção de atividades facilitou a compreensão das metodologias de produção do conhecimento científico geológico, assim como ampliou as possibilidades de compreensão do papel da Epistemologia e História da Geologia para o ensino desta Ciência.
Autores
Messias Gilmar de Menezes [Universidade Federal de Ouro Preto; Departamento de Geologia]