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Anexos
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13478-18113-1-CE
Metadados
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Revista
Anuário do Instituto de Geociências
Volume
Número
Ano
Data da Publicação
01-11-2019
Palavras-chave
Microfísica do nevoeiro | Parametrização | Visibilidade baixa
Title (English)
New Methodology for Evaluation of the Fog Events for the Zumbi dos Palmares Airport in Maceió Alagoas
Abstract (English)
Fog events, due to the low visibility, have generated many socioeconomic losses, including human lives. Aircrafts takeoff and landing during fog events are very dangerous. A fog forecast model (FogVIS v1.0) was created for Zumbi dos Palmares Airport (Maceio, Brazil). A tool called FogVIS v1.0 was developed in the C# programming language using the Visual Studio Community software and the visibility was calculated using liquid water content (LWC) and number droplet concentration (Nd). The LWC and Nd were calculated over a bi-dimensional grid (x, y) during the fog episodes with well known equations and meteorological variables by the Weather Research and Forecasting (WRF) model for the Brazilian Northeast (BNE). NCAR Command Language (NCL) scripts were developed to estimate Nd and LWC with three nesting cells (27, 9, and 3 km) over BNE using WRF model. The PAFOG model (Parameterized FOG) was developed by University of Bonn (Germany) for the radiation fog forecasting. Neither PAFOG nor FogVIS v1.0 models forecasted two events with the visibility of 300 and 600 m. These models detected three fog events in the airport among the five evaluated cases. The new tool, FogVIS v1.0 predicted the visibility of 476, 865 and 748 m when visibility of 450, 600 and 700 m were observed by the observational data. Predicted visibility by the PAFOG model for the same events was 176, 7951 and 202 m, respectively. The results demonstrate the new tool (FogVIS v1.0) forecasted a larger number of fog events among the evaluated cases (60%).
Keywords (English)
Páginas
527-535
Título
Nova Metodologia para Previsão de Eventos de Nevoeiro para o Aeroporto Zumbi dos Palmares em Maceió Alagoas
Descrição
Eventos de nevoeiro durante o pouso e decolagem de aeronaves têm se mostrado perigosos por causa da baixa visibilidade, causando prejuízos socioeconômicos, incluindo perda de vidas humanas. Um modelo de previsão de nevoeiro Fog Visibility versão 1 (FogVIS v1.0) foi criado para o Aeroporto Zumbi dos Palmares (Maceió, Brasil). Essa ferramenta foi desenvolvida na linguagem de programação C# usando o software Visual Studio Community e a visibilidade foi calculada usando o conteúdo de água líquida (LWC) e a concentração do número de gotas (Nd). O LWC e o Nd foram calculados em uma grade bidimensional (x, y) durante os episódios de nevoeiro por meio de equações conhecidas e variáveis meteorológicas do modelo de mesoescala Weather Research and Forecasting (WRF) para o Nordeste Brasileiro (NEB). Scripts em National Center for Atmospheric Research Command Language (NCL) foram desenvolvidos para estimar o Nd e LWC com três grades aninhadas (27, 9 e 3 km) sobre o NEB utilizando o modelo WRF. O modelo Parameterized FOG (PAFOG) foi desenvolvido pela Universidade de Bonn (Alemanha) para a previsão de nevoeiro de radiação. Os modelos PAFOG e FogVIS v1.0 não previram dois eventos de nevoeiro dentre os cinco avaliados, com a visibilidade de 300 e 600 m. Os modelos detectaram três eventos de nevoeiro no aeroporto Zumbi dos Palmares dentre os cinco casos avaliados. A nova ferramenta, FogVIS v1.0, previu visibilidades de 476, 865 e 748 m, quando foram detectados eventos de nevoeiro com visibilidades de 450, 600 e 700 m pela estação de superfície do aeroporto. As visibilidades previstas pelo modelo PAFOG para os mesmos eventos foram de 176, 7951 e 202 m, respectivamente, demonstrando que a nova ferramenta desenvolvida (FogVIS v1.0) previu um maior número de eventos de nevoeiro dentre os casos estudados (60%).
Autores
João Pedro Gonçalves Nobre | Natalia Fedorova | Vladimir Levit | Alexandre Silva dos Santos | Matheus José Arruda Lyra