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11661-14476-1-CE
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Revista
Revista Brasileira de Geociências
Volume
Número
Ano
Data da Publicação
12-12-1993
Palavras-chave
Aprendizagem | Ensino | Geologia | Geologia de campo | Método científico | Prática | Praxis | Teoria
Title (English)
THEORY AND PRACTICE IN GEOLOGY AND THE ETERNAL RECURRENCE
Abstract (English)
Several years ago an ancient paper regarding the relationship between theory and practice originally writen by a chinese politician and educator was re-written with emphasis to Geology to support teaching activities. Since that time it has been applied to post-graduate activities. The adapted text is presented and discussed. It stresses the knowledge levels developed by man in studying nature as well as the importance of field work to geology work. It is emphasized that field practices are needed not only to allow students to improve their understanding of the external dynamics of the Earth's crust but also to allow them to rediscover the theoretical paths used to reconstruct the Earth's geologic evplution. The entwinning between theory and practice, as examplifïed by natural dynamics, follows the cyclic evolution of scientifïc knowledge, along a continuous and permanent recurrence.
Keywords (English)
Field geology | Geology | Practice | Praxis | Scientifïc method | Teaching learning | Theory
Páginas
339-346
Título
A TEORIA E A PRÁTICA EM GEOLOGIA E O ETERNO RETORNO
Descrição
O tema da teoria e prática em Geologia foi abordado em texto de suporte para atividades didáticas de pós-graduação lato-sensu há alguns anos atrás e, desde então, tem sido instrumento de reflexão, em sala de aula, sobre a importância do campo para as atividades geológicas. Resultante da adaptação de uma obra não-geológica de autor chinês, o texto focaliza os sucessivos níveis cognitivos do contato do Homem com a Natureza. Notáveis questões epistemológicas despontam desse entendimento, com desdobramentos para atividades de laboratório e outras práticas didáticas: o campo proporciona contínua interação entre teoria-prática, indispensável para um adequado processo de ensino-aprendizagem em Geociências. O entrelaçamento da teoria e prática, a exemplo da dinâmica natural, acompanha o desenvolvimento cíclico do conhecimento, segundo um contínuo e permanente retomo entre ambos.
Autores
CELSO D.R. CARNEIRO | CARLOS A.L.S. CUNHA | GINALDO A.C. CAMPANHA