Petrografia de zonas de alteração hidrotermal mesoproterozóicas do tipo Kuroko no Grupo Serra do Itaberaba (SP) e seu uso na exploração mineral

Annabel Pérez-Aguilar, Caetano Juliani, Lena V.S Monteiro

Resumo


Na seqüência vulcano-sedimentar do Grupo Serra do Itaberaba, localizado na porção central da Faixa Ribeira, paleo-sistemas hidrotermais mesoproterozóicos se desenvolveram ao redor de pequenos corpos de andesitos/riodacitos. Estes sistemas foram responsáveis pela alteração hidrotermal de rochas ígneas e vulcanoclásticas básicas e intermediárias. Apesar da sobreposição de dois eventos metamórficos de grau médio e um de grau baixo podem ser reconhecidas diferentes zonas de alteração hidrotermal. Uma primeira e extensa zona de alteração clorítica (ZC1) foi sobreposta por zonas cloríticas restritas (ZC2), similares àquelas associadas a depósitos de metais de base do tipo Kuroko. Os produtos metamórficos da ZC1 são rochas que apresentam anfibólio(s) magnesiano(s) em diferentes proporções (rochas com cummingtonita/antofilita) e os da ZC2, clorita magnesiana (meta-clorititos). Estes produtos metamórficos são constituídos por associações minerais exóticas e podem ser usadas como rochas-guia para a exploração de depósitos de metais de base do tipo Kuroko em seqüências vulcano-sedimentares metamorfisadas.

Palavras-chave


Paleo-sistemas hidrotermais; Grupo Serra do Itaberaba; Cummingtonita/antofilita; Alteração clorítica; Depósitos do tipo Kuroko.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0100-929X.20070003

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Métricas

SCImago Journal & Country Rank
     
Google Scholar Profile

Indexação

A Revista do Instituto Geológico é indexada pelas seguintes Bases de Dados / Portais:

Scopus - Elsevier
    
GeoRef - GeoScienceWorld
   
Latindex
   Scilit - The Scientific Literature database
       
Portal de Periódicos CAPES
 
Zoological Records
 
Portal de Periódicos Eletrônicos em Geociências
  

 

Apoio

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
     
Instituto Geológico

 

Licença Creative Commons CrossRef - Similarity Check

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.