Geologia nas Escolas de Ensino Básico: a experiência do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Cícera Neysi Almeida, Creuza Araújo, Edson Farias Mello

Resumo


A Geologia não é disciplina regular da educação básica no Brasil e seus conceitos não são populares, mas faz parte do cotidiano e ajuda as pessoas a compreender o meio em que vivem, podendo contribuir para melhorar o conhecimento de questões ambientais dentro e fora da escola. A Universidade, por vocação, deve multiplicador sua produção e repassar o conhecimento, minimizando a distância entre academia e sociedade. O Departamento de Geologia/IGEO/UFRJ oferece cursos de aperfeiçoamento para professores, visando divulgar o conhecimento geológico. As práticas interdisciplinares de ensino acerca de conceitos geológicos buscam contribuir para melhorar o ensino de Geociências na rede pública do Rio de Janeiro. Os recursos paradidáticos aproximam docentes e alunos da rede pública ao conhecimento, tendo sido capacitados cerca de 80 professores de vários municípios do Estado do RJ e distribuídas mais de 300 coleções de minerais e de rochas com guias explicativos. A Instituição torna-se agente de requalificação do ensino básico, fornecendo subsídios para atividades escolares e formando multiplicadores do conhecimento.

ABSTRACT :

Geology is not a regular discipline in primary and secondary education in Brazil, and its concepts are not popular, but it is part of everyday life and is valuable in helping people understand the environment in which they live. The Geosciences can improve the knowledge of environmental issues inside and outside the school setting. The University, by vocation, should multiply its production and transfer its knowledge, thus minimizing the gap between academia and society. The Geology Department of IGEO/UFRJ offers courses for teachers, seeking to spread geological knowledge. The interdisciplinary geology practices seek to improve the teaching of Geosciences in the public schools of Rio de Janeiro. Textbook resources have brought the knowledge produced in the Department closer to teachers and students. Around 80 teachers from various state districts were trained, and more than 300 collections of minerals and rocks were distributed, with explanatory guides. The institution thus becomes an agent for improved qualification of basic teaching, providing students and teachers of public schools assistance in developing multipliers of geologic knowledge.

Keywords: Geoscience teaching. Scientific divulgation. Paradidactic resources


Palavras-chave


Ensino em Geociências. Divulgação científica. Recursos paradidáticos

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DOI: http://dx.doi.org/10.20396/td.v11i3.8643643

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