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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

O PPEGeo não recebe submissões eletrônicas para suas revistas.

Para submissão na Terrae Didática, siga as instruções do link abaixo:

https://www.ige.unicamp.br/terraedidatica/orientacao.html


Terræ Didatica destina-se a divulgar ações educacionais, fomentar a busca de novas experiências pedagógicas e estimular intercâmbio de metodologias de ensino e práticas educativas inovadoras. Contribuições de diferentes tipos, como animações, jogos, demonstrações ou aplicações didáticas de pesquisas acadêmicas e profissionais são bem-vindas, na medida em que constituírem inovações no campo educacional. Autores de comunicações científicas publicadas pela revista Terræ e outros periódicos da área de Geociências estão convidados a produzir materiais didáticos originais e conectar, criativamente, sua pesquisa com outros campos do conhecimento.

Os trabalhos podem ser redigidos em Português, Inglês ou Espanhol. A revista Terræ Didaticacontempla os seguintes tipos de contribuições:

1. Artigos – dedicados a divulgar dados e resultados originais e inéditos de pesquisas educacionais, ou estimular intercâmbio de metodologias de ensino e práticas pedagógicas inovadoras;

2. Revisões – destinados a apresentar o estado de conhecimento de temas específicos, atuais e de amplo interesse, segundo tema(s) e autor(es) que, eventualmente pode(m) ser convidado(s) pelo Conselho Editorial;

3. Comunicações Breves – textos voltados a disseminar e avaliar resultados de novas experiências educativas recentes e projetos em andamento;

4. Discussões e Resenhas – contribuições e comentários sobre Artigos ou Comunicações Breves publicados recentemente, seguidas de Réplica pelo(s) autor(es) do trabalho de origem. Ambos os tipos de texto devem ser breves, objetivos e concisos.

Orientação para elaboração e submissão de trabalhos


Para trabalhos a serem enviados para publicação em Terræ Didatica, exigem-se:

1. Título sintético e coerente com o conteúdo.

2. Nome(s) completo(s) do(s) autor(es), sem abreviaturas.

3. Vinculação: Instituição(ões)/empresa(s) a que se vincula(m), com endereço(s) eletrônico(s) e endereço postal simplificado, como caixa postal, CEP, cidade, estado, país. Podem ser adotadas abreviaturas ou siglas para estado e instituição/empresa, caso seja de fácil identificação.

4. Sumário dos itens e subitens, com destaque para a respectiva hierarquia.

5. Abstract, iniciado pelo TÍTULO DO TRABALHO VERTIDO PARA O INGLÊS, em letras maiúsculas, sucedido por ponto final e pelo texto correspondente ao resumo, com até 150 palavras; o abstractdeverá conter: objetivo da comunicação; procedimentos utilizados (métodos de investigação); sumário dos dados ou informações coletados; conclusões principais e eventuais aplicações ou recomendações de trabalhos adicionais sugeridos. Um resumo factual e informativo jamais admite: (a) agradecimentos; (b) resultados de terceiros ou (c) citações bibliográficas.

6. Indicação de no mínimo duas a no máximo cinco keywords equivalentes às palavras-chaves. Textos em Inglês, além do abstract, devem conter um resumo em Português ou Espanhol.

7. Resumo de até 150 palavras, em parágrafo único, sem incluir ilustrações, referências ou citações. O resumo de qualquer comunicação científica deve ser conciso e necessariamente conterá: objetivo da comunicação; procedimentos utilizados (métodos de investigação); sumário dos dados ou informações coletados; conclusões principais; eventuais aplicações ou recomendação de trabalhos adicionais sugeridos. Um resumo factual e informativo jamais conterá: (a) agradecimentos; (b) resultados de terceiros ou (c) citações bibliográficas

8. Indicação de no mínimo duas até no máximo cinco palavras-chaves que reflitam a natureza e conteúdo do trabalho, escritos na língua utilizada.

9. Texto, sem inserção de ilustrações e preferencialmente com redação impessoal, adotando-se a terceira pessoa. Inserir os títulos das ilustrações (tabelas e figuras) no corpo do texto, em posição tão próxima quanto possível de sua primeira referência no texto.

a. Estrutura sugerida para artigos:

i. Introdução e contexto do trabalho; 
ii. Objetivos; 
iii. Materiais, métodos e técnicas; 
iv. Apresentação de dados; 
v. Discussão e interpretação de resultados; 
vi. Conclusões ou considerações finais; 
vii. Agradecimentos; 
viii. Referências bibliográficas citadas.

b. Estrutura sugerida para revisões:

i. Introdução ressaltando o contexto e a relevância do tema; 
ii. Itens e subitens julgados adequados para expor o assunto; 
iii. Agradecimentos; 
iv. Referências bibliográficas citadas. 

c. Estrutura sugerida para comunicações breves – as comunicações podem ter estrutura semelhante às revisões, com ou sem subdivisões em itens e subitens. O conteúdo, comentários e informações devem ser seguidos de conclusões.

d. Discussões e resenhas devem ser apresentadas de modo corrido, com ou sem divisões.

Comunicações breves e discussões podem incluir agradecimentos, referências bibliográficas e ilustrações.

10. Animações, jogos, demonstrações ou aplicativos, que devem ser apresentados em cópia digital. Os programas devem ser auto-executáveis (autônomos), ou seja, não podem depender da instalação de programas e/ou recursos específicos para funcionar no equipamento de quem o(s) irá examinar. Para programas comerciais ou de uso livre deve ser fornecido também o(s) endereço(s) eletrônico(s) onde podem ser obtidos os programas e os plug-ins que são necessários para sua utilização. No caso de recursos disponíveis na Web (World-Wide-Web), deve ser fornecido o link completo de cada sítio visitado, e a data da última visita.

a. Dependendo da natureza do trabalho, a explanação pode ser feita com estrutura diferente das acima sugeridas, desde que adequada à boa exposição das informações.

11. Lista dos títulos de ilustrações (figuras, fotos, pranchas, tabelas, quadros etc.).

12. Ilustrações em separado.

13. Carta de encaminhamento, indicando o tipo de trabalho.

Submissão de trabalhos

A submissão é feita inteiramente em meio eletrônico. Basta encaminhar os documentos como anexos de um ou mais e-mails. Serão comunicados o recebimento e os prazos de avaliação. 
Para Artigos e Revisões, exclusivamente no caso de arquivos grandes que não possam ser anexados a e-mails, o(s) autor(es) deve(m) submeter 1 (uma) cópia impressa, de boa qualidade, do texto, tabelas e figuras, acompanhada de arquivo digital, em qualquer meio eletrônico. 

No caso de Discussões, Comunicações Breves, Resenhas de Livros e Notícias, o(s) autor(es) deve(m) remeter o texto em meio eletrônico. Deve-se evitar o uso de cópias impressas.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Sugere-se que Artigos e Revisões tenham no mínimo entre 4.500 e no máximo 20.000 palavras, incluídas tabelas, figuras e referências.
  2. Discussões, Comunicações Breves, Resenhas de Livros e Notícias devem ter cerca de 2.000 palavras, incluídas tabelas, figuras e referências.
    • Formato de papel A4.
    • Margens superior e inferior em 2,5 cm.

    • Margens laterais em 2,0 cm (linhas de 17cm).

    • Fonte de texto: Times New Roman, corpo 12.

    • Texto com alinhamento à esquerda, sem hifenização.

    • Arquivos de texto em formato compatível com qualquer editor de textos, preferencialmente em extensão RTF (Rich Text Format) ou DOC. Textos preparados com programas pouco conhecidos ou em outras plataformas precisam ser convertidos antes do envio.

    • No corpo do texto, as referências devem ser inseridas entre parênteses, da seguinte forma:

    • Um autor: (Gould 1965)

    • Dois autores: (Almeida e Carneiro 1998)

    • Três ou mais autores (Sequeiros et al. 1996)

    • Vários trabalhos (Seddon 1996, Loster 1999, Dartmouth Flood Observatory 2004)

    • Não inserir tabelas, imagens e quadros no interior do texto. Inserir o título da ilustração correspondente para indicar o ponto ideal em que deva ser colocada.

    • Os destaques devem ser feitos em itálico. Nunca utilizar fontes sublinhadas ou em negrito. O uso de negrito deve ser restrito à indicação de volumes de publicações periódicas nas referências bibliográficas e a casos excepcionais no interior do texto.

  3. Referências 

    • Os trabalhos citados no corpo da comunicação devem ser referidos ao final, no seguinte padrão:

    Artigos em periódicos

    Almeida F.F.M.de, Carneiro C.D.R. 1998. Botucatu: o grande deserto brasileiro. Ciência Hoje,24(143):36-43. Outubro 1998.

    Seddon G. 1996. Thinking like a geologist: the culture of geology Mawson Lecture 1996. Austr. J. Earth Sciences43:487-495.

    Sequeiros L., Pedrinaci E., Berjillos P. 1996. Como enseñar y aprender los significados del tiempo geológico: algunos ejemplos. Rev. Enseñanza de las Ciencias de la Tierra. 4(2):113-119.

    Capítulos de livros

    Gould S.J. 1984. Toward the vindication of punctuational change. In: Berggren W.A., Van Couvering J.A. eds. 1984. Catastrophes and Earth history. Princeton: Princeton Univ. Press. p. 9-34.

    Livros, dissertações e teses

    Gould S.J. 1987. Seta do tempo. Ciclo do tempo. São Paulo: Cia. das Letras. 221p.

    Moraes R.P. 1997. Transporte de chumbo e metais associados no rio Ribeira de Iguape, São Paulo. Campinas: Inst. Geoc. UNICAMP. 94p. (Dissert. Mestrado).

    Páginas Web

    Dartmouth Flood Observatory. s.d.Floods. URL: <http://www.dartmouth. edu/artsci/geog/floods>. Acesso: 02.06.2004.

    Artigos em periódicos eletrônicos ou publicações na WEb

    Loster T. 1999. Flood trends and global change. In: Euroconference on global change and catastrophe risk management: flood risks in Europe. Proc... IIASA, Laxenburg. URL: <http://www.iiasa.ac.at/Research/RMP/june99/papers/loster.pdf> Acesso: 06.09.2004.

  4. Tabelas e figuras

    • Tabelas e figuras devem ser numeradas e citadas em seqüência no interior do texto, aparecendo com a referência abreviada e inicial maiúscula apenas quando citada entre parênteses (Tab. 1).

    • Cada tabela, figura ou quadro deve vir em arquivo separado. Todos devem possuir títulos ou legendas, com as necessárias informações para a compreensão dos dados.

    • Tabelas, figuras, quadros e todo o material gráfico devem ter seus textos formatados em Times New Roman ou Arial. A utilização de fontes e símbolos específicos deve ser mencionada aos editores.

    • Tabelas e quadros serão reformatados para a apresentação padrão de Terræ Didatica;

    • Mapas e gráficos vetoriais que contenham legendas devem vir em duas versões, uma com texto digitado em fonte Arial e outra com o texto convertido em curvas.

    • Não há restrições ao uso de cores em imagens, mas nas versões impressas a reprodução de imagens será realizada em tons de cinza;

    • Todas as imagens e tabelas devem vir reproduzidas em impressões feitas a partir dos arquivos enviados.

  5. Material gráfico

    O material gráfico deve ter a qualidade necessária para publicação. As imagens serão submetidas a avaliação técnica antes da editoração.

    • Arquivos de imagens fotográficas (bitmap-meio tom) precisam ter sido geradas com resolução (densidade) mínima de 300 dpi, considerando o formato final de aplicação;

    • Imagens sem a resolução ou a qualidade necessárias deverão ser substituídas ou podem ser rejeitadas.

    • Fotografias produzidas com máquinas digitais devem vir com a máxima resolução e mínima compressão, de forma a reduzir a perda de qualidade e permitir maior autonomia de manipulação dos arquivos nos processos de editoração.

    • Não redimensionar (ampliar) a resolução de imagens geradas com densidade menor.

    Para a produção de imagens raster ou arquivos vetoriais devem ser observadas as seguintes condições e limitações:

    • Imagens bitmap-traço (lineart) precisam ter sido geradas com resolução mínima de 600 dpi para evitar contornos serrilhados.

    • Utilizar preferencialmente arquivo padrão TIF (TIFF – Tagged Image File Format) para imagens.

    • Arquivos de imagens vetoriais podem ser encaminhados nos seguintes formatos: CDR ou CMX (Ambiente Corel), AI (Ambiente Adobe) DXF ou DWG (Ambiente Cad).

    • Imagens também podem ser enviadas em originais de boa qualidade, em papel, para serem digitalizadas, em casos excepcionais, no processo de editoração.

    • Evitar envio de imagens finais em padrão JPG ou que sejam oriundas de arquivos JPG. Os processos de compressão deste formato prejudicam a qualidade e deixam marcas que dificultam a utilização das imagens.

    • Não serão aceitos arquivos em padrão PDF, mesmo que em alta resolução.

    • Arquivos GIF não possuem qualidade suficiente para editoração em alta resolução e não são aceitos.

    • Outros aspectos técnicos da utilização de imagens podem ser esclarecidos sob consulta.

 

Declaração de Direito Autoral

Direitos Autorais para artigos publicados em Terræ Didatica são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da publicação em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para aplicações cientifico-educacionais e não-comerciais.

 

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