Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Terræ Didatica, publicação educacional para geólogos, geógrafos e educadores é a publicação periódica do Instituto de Geociências da Unicamp dedicada à difusão de materiais didáticos, recursos educativos, notícias e outras informações. Está disponível em formato eletrônico, sendo destinada às comunidades de geologia, geografia e educação, no Brasil e outros países (em particular da comunidade íbero-latino-americana). Cada edição de Terræ Didatica é distribuída em formato impresso, periodicamente, de forma dirigida, a bibliotecas universitárias, instituições de governo e organizações não-governamentais das áreas de geologia, geografia e estudos ambientais. É também distribuída a universidades, escolas, profissionais e estudantes que assim o solicitarem. 

Uma publicação educacional em Ciências da Terra que busca difundir inovações e recursos de alta qualidade para difusão do conhecimento e aprimoramento da Educação Geocientífica

Manuscritos para Terræ Didatica podem ser submetidos em Português, Espanhol ou Inglês. O caráter da publicação permite incluir cadernos temáticos, além de possibilitar que mais de um número seja publicado por ano, acelerando o processo de difusão.

A publicação soma-se a outras iniciativas editoriais do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas, como a revista Terræ, sempre com a finalidade de apoiar os cursos brasileiros de graduação e pós-graduação em Geologia e Geografia.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Cursos de Graduação

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

não definida

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Relatos - Graduação em Geologia

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Tradução

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenha de Livro

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Seção Livre

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Graduação em Geologia

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Notícias

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Atividades Práticas

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Noticiário

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Breve Comunicação

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Terræ Didatica aceita:

1. Materiais didáticos e recursos de ensino originais, em meio analógicos (papel) ou eletrônico, contendo:

• textos de apoio, sínteses, aplicações práticas e experimentos educativos;
• análises envolvendo mapas e outros documentos das Geociências que divulguem ou abordem aspectos do conhecimento regional ou mesmo global;
• relatos de resultados de projetos, workshops, simpósios, congressos e qualquer outra atividade educacional relevante relacionada às Ciências da Terra.

2. Relatos de pesquisas educativas e desenvolvimentos em qualquer área de Ciências da Terra:

• sínteses, reflexões, relatos ou análises críticas de projetos e propostas educacionais relacionados às Ciências da Terra; 
• números temáticos ou monográficos sintetizando resultados de um ou mais grupos de pesquisa;
• notícias, informações, resumos e relatórios que contenham resultados de interesse ou façam parte de investigações didáticas em andamento.

Todo o processo de submissão e avaliação de artigos é feito em eletrônico.

 

Periodicidade

Trimestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Divulgação em Catálogos, Bibliotecas Virtuais e Índices de métricas