Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista do Instituto Geológico?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

INFORMAMOS QUE A REVISTA DO INSTITUTO GEOLÓGICO AINDA NÃO ESTÁ DISPONIBILIZANDO A SUBMISSÃO ELETRÔNICA.

Os textos devem ser redigidos em português ou em inglês.

Título, número de tabelas e de figuras, índice, nome completo dos autores e endereço (caixa postal, logradouro, e-mail, CEP, cidade e estado) devem ser apresentados em página inicial.

A seguir, em sequência, o resumo, abstract, texto completo, agradecimentos, referências e legendas das tabelas e figuras. As tabelas e figuras devem ser inseridas no final do texto. Numerar as páginas em sequência. Mencionar os autores por extenso, na ordem direta, prenome e sobrenome, sendo este, sempre, em maiúsculas. No corpo do texto indicar as posições aproximadas onde as figuras e tabelas deverão aparecer após impressão. Hierarquizar títulos e subtítulos de acordo com o seguinte padrão:
1° nível 1.1
2° nível 1.1.1
3° nível 1.1.1.1

Resumo e abstract devem ter no máximo 25 linhas e serem seguidos, respectivamente, por 4 a 6 palavras-chave e keywords.

Editar texto e tabelas em Word for Windows, fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12. Tabelas devem ser auto-explicativas e numeradas sequencialmente.

No texto, citar os autores em maiúsculas, obedecendo o sistema autor/data em ordem cronológica. Exemplos:
SILVA (1980)
SILVA & SILVA (1981)
SILVA et al. (1982)
(TRICART et al. 1958, ALMEIDA 1964, AB'SÁBER 1969)
(AB'SÁBER 1969, 1980; VANZOLINI 1981)

Enumerar as referências bibliográficas no final do trabalho, em ordem alfabética do sobrenome dos autores, conforme os seguintes exemplos:

Livro:

BAUWE, H. 1978. Groundwater hydrology. McGraw-Hill, New York, 480 p.

Capítulo de livro:

THOMAS, M.F. 1994. Ages and geomorphic relationships of saprolite mantles. In: D.A.Robinson & R.B.G. Willians (ed.) Rock Weathering and Landform Evolution. Chichester, John Wiley & Sons, p. 287-301.

Tese:

BJORNBERG, A.J.S. 1965. Sedimentos pós-cretácicos do leste do estado de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, Tese de Livre-Docência, 133 p.

Periódico:

GESICKI, A.L.D.; SANTUCCI, R.M. Mineração e geoconservação: o sítio paleontológico de Santa Rosa de Viterbo, SP. Revista do Instituto Geológico, 32(1/2): 41-53.

Publicação online:

CCME – Canadian Council of Ministers of the environment. 1999. Community water supplies. Disponível em http://ceqg-rcqe.ccme.ca/. Acessado em 14 jun. 2012.

Publicação em anais de evento:

IANHEZ, A.C.; SOUSA, A.M.S.; MONTALVÃO, R.M.G 1980. Geologia da seqüência vulcano-sedimentar da Serra do Inajá - Santana do Araguaia. In: SBG, CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 31, Camboriú, Anais, 2: 2918-2928.

Relatório técnico:

IG - INSTITUTO GEOLÓGICO. 1990. Subsídios do meio físico-geológico ao planejamento da região do Município de Sorocaba (SP). IG/SMA, São Paulo, 1v. e mapas (Relatório Técnico do Instituto Geológico).

Boletim:

MEZZALIRA, S. 1965. Descrição geológica e geográfica das folhas de Piracicaba e São Paulo, SP. São Paulo: Instituto Geográfico e Geológico, 41 p. (Boletim, 43).

Mapa:

PERROTA, M.M; SALVADOR, E.D.; LOPES, R.C.; D'AGOSTINO, L.Z.; PERUFFO, N.; GOMES, S.D.; SACHS, L.L.B.; MEIRA, V.T.; GARCIA, M.G.M.; LACERDA FILHO, J.V. 2005. Mapa Geológico do Estado de São Paulo, escala 1:750.000. Programa Geologia do Brasil, CPRM, São Paulo.

As ilustrações gráficas e fotográficas devem ser numeradas em sequência, na ordem de sua citação no texto, e consideradas como figuras. É essencial colocar letras e símbolos nas figuras com tamanho adequado, prevendo eventuais reduções. O tamanho máximo das figuras é de 21 X 15 cm.

Provas 

Antes da impressão, provas dos artigos serão encaminhadas aos autores para correção. Os autores não poderão mudar o original aceito para publicação. As provas devem ser devolvidas em 3 dias.

Os artigos serão disponibilizados no Portal de Periódicos Eletrônicos em Geociências e no site institucional.

Envio de manuscritos

Os manuscritos deverão ser enviados por e-mail ao Editor-Chefe (sthiruma@gmail.com) em formato DOC, DOCX ou RTF.

Eventualmente, os artigos poderão ser encaminhados por correio, endereçado ao Editor-Chefe:

Silvio Takashi Hiruma
Revista do Instituto Geológico
Rua Joaquim Távora, 822,
04015-011, São Paulo - SP

 

 

 

Declaração de Direito Autoral

Política de Acesso Livre:

A Revista do Instituto Geológico oferece acesso livre ao seu conteúdo. Toda a coleção da Revista é disponibilizada de forma gratuita no Portal de Periódicos Eletrônicos em Geociências – PPeGeo (http://ppegeo.igc.usp.br), resultado de parceria entre a Sociedade Brasileira de Geologia e o Serviço de Biblioteca e Documentação do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.