Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista do Instituto Geológico (ISSN 0100-929x, eISSN 2176-1892) é uma revista de acesso aberto que publica artigos de caráter científico ou tecnológico, inéditos e originais, relacionados às Geociências e áreas correlatas.

A Revista do Instituto Geológico tem como principal finalidade publicar trabalhos de caráter científico ou tecnológico relacionados às Geociências e áreas correlatas. Destina-se também à publicação de revisões, notas prévias, resumos, comentários, críticas e réplicas de artigos.

A Revista é editada semestralmente e utiliza o sistema de análise crítica por consultores (peer review). Conta com um corpo consultivo permanente, composto por eminentes cientistas brasileiros e estrangeiros, especializados em diferentes ramos das Geociências. É amplamente distribuída para instituições de pesquisa, órgãos governamentais, universidades e demais entidades, nacionais e internacionais, com as quais o Instituto mantém intercâmbio de publicações.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Conferência

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos de Divulgação

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Nota Prévia

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ponto de Vista

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

não definida

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Nota Prévia

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Ponto de Vista

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Conferência

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Aspectos éticos e política editorial

A publicação de um artigo envolve diversas etapas, onde os autores, editores e revisores devem assumir responsabilidades, de forma a respeitar normas relativas à boa conduta em pesquisa e aspectos éticos. A Revista considera má conduta as práticas de falsificação de dados, as diversas formas de plágio, a omissão de direitos autorais, entre outras.

Abaixo, segue uma síntese do que se espera de cada parte envolvida no processo de publicação.

  • RESPONSABILIDADE DOS AUTORES:

- os manuscritos submetidos à Revista do Instituto Geológico devem ser originais e inéditos e não podem ser considerados simultaneamente para publicação em outra revista.

- os conceitos emitidos e a veracidade das informações nos manuscritos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores.

- plágio, uso fraudulento de dados, manipulação de citações e falsa autoria não serão toleradas em nenhuma circunstância.

- se parte do conteúdo do manuscrito apresentar sobreposição ou estiver muito relacionado com outros trabalhos já publicados ou submetidos, caberá aos autores  fornecer uma cópia dos mesmos aos editores para que estes avaliem seu mérito científico.

- ilustrações e gráficos de outras fontes devem estar devidamente creditados, ou vir acompanhados da permissão de uso dos detentores de seus direitos, quando for o caso.

- todos os autores devem contribuir de forma efetiva na elaboração do manuscrito e estarem de acordo com a sua publicação.

- as citações bibliográficas do manuscrito devem estar referenciadas de modo correto.

- os manuscritos que não estejam de acordo com as normas da Revista (Instruções aos Autores) serão devolvidos.

- os autores devem comunicar qualquer potencial conflito de interesse que envolva aspectos de ordem pessoal, institucional ou financeira.

- se o trabalho envolve coleta de material, os autores devem assegurar seu depósito em instituições legais para compartilhamento e uso posterior por outros, quando for o caso, respeitando-se as regulamentações/legislações em níveis municipal, estadual e federal.

- após a publicação do artigo, deve-se informar imediatamente o editor da Revista se um erro for identificado para que seja elaborada uma errata, adendo ou aviso de retificação.

- é recomendado mencionar no artigo as agências de fomento e outras entidades que possibilitaram o desenvolvimento da pesquisa.

  • RESPONSABILIDADE DOS REVISORES:

 - contribuir para o processo de tomada de decisão editorial, com o intuito de melhorar a qualidade do manuscrito.

- a revisão do manuscrito deve ser objetiva e clara, respeitando os prazos editoriais.

- informar o editor quando qualquer conteúdo presente no manuscrito em análise tenha sido  publicado previamente.

- informar o editor sobre potenciais conflitos de interesse (pessoal, financeiro, institucional) com o manuscrito, abdicando dos seus serviços, quando for o caso.

- indicar artigos relacionados ao tema em análise que contribuam para o artigo e ainda não tenham sido citados pelos autores.

- manter sigilo sobre o material submetido durante o processo de revisão.

  • RESPONSABILIDADE DOS EDITORES:

- garantir o constante aprimoramento da Revista, buscar a implementação da política editorial e auxiliar os autores e relatores no processo de publicação.

- os editores têm plena responsabilidade para rejeitar ou aceitar um artigo, com base na sua originalidade e relevância científica.

- manter a integridade do conteúdo científico original.

- utilizar ferramentas para detecção de plágio, uso fraudulento de dados, manipulação de citações e falsa autoria.

- publicar correções, esclarecimentos e/ou retratações, quando erros forem detectados.

- manter sigilo  sobre o material submetido durante o processo de revisão.

- não ter conflitos de interesse com relação aos manuscritos e autores.

- preservar o anonimato dos revisores.

- em caso de reclamações de natureza ética ou de conflito de interesse, adotar procedimentos adequados para investigar e apurar sua veracidade.

  • RESPONSABILIDADES DA EDITORA:

- O Instituto Geológico é um órgão da Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo. O Instituto deve auxiliar o Corpo Editorial de forma a assegurar a prática da boa conduta em publicações, de acordo com as normas estabelecidas acima.

 

Procedimentos para lidar com problemas de má conduta e comportamento antiético:

- Qualquer problema relacionado à má conduta e/ou comportamento antiético (plágio, falsificação de dados, omissão de créditos, entre outras) deverá ser comunicado ao editor a qualquer momento, acompanhado de suas evidências e documentação que deverá ser retida para averiguação.  O editor deverá investigar e poderá consultar o Corpo Editorial e os relatores para a tomada de decisão. Os autores serão comunicados sobre a denúncia e terão oportunidade de responder às alegações. O editor deverá tomar as providências cabíveis (correção/errata, publicação de nota formal, editorial, retratação formal), dependendo da gravidade do fato.

 

 Política de Acesso Livre:

 - A Revista do Instituto Geológico oferece acesso livre ao seu conteúdo. Toda a coleção da Revista é disponibilizada de forma gratuita no Portal de Periódicos Eletrônicos em Geociências – PPeGeo (http://ppegeo.igc.usp.br), resultado de parceria entre a Sociedade Brasileira de Geologia e o Serviço de Biblioteca e Documentação do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo.

 

 

Periodicidade

No mínimo, 2 números por ano.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Fontes de Indexação

  • Scopus - Elsevier
  • GEOREF - GeoScienceWorld
  • Zoological Records
  • Latindex
  • Portal de Periódicos CAPES
  • PPEGEO - Portal de Periódicos Eletrônicos em Geociências

 

Apoio

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)