REGISTRO DE MUDANÇAS AMBIENTAIS PLEISTOCÊNICAS E HOLOCÊNICAS EM DEPÓSITOS DE CABECEIRA DE VALE: CAMPO ALEGRE, PLANALTO NORTE CATARINENSE (SC)

MARCELO ACCIOLY TEIXEIRA DE OLIVEIRA, LUIZ CARLOS RUIZ PESSENDA, HERMANN BEHLING, GISELE LEITE DE LIMA, GLAUCIA MARIA DOS SANTOS SILVA FERREIRA

Resumo


A baixa resolução do registro sedimentar continental é a principal fonte de ceticismo em relação à aplicação da geomorfologia e da sedimentologia aos estudos do Quaternário. No entanto, quando apoiadas em dados representativos (proxy data), a geomorfologia e a sedimentologia podem favorecer interpretações paleoambientais. Este trabalho apresenta resultados obtidos a partir de seqüências pedoestratigráficas localizadas em cabeceiras de vale, em planalto do Sul do Brasil. Resultados geomorfológicos, micromorfológicos, sedimentológicos, isotópicos, palinológicos e geocronológicos indicam mudanças ambientais cujas idades coincidem com os Estágios Isotópicos Marinhos (EIM) 5b; 3; 2 e 1. Durante o final do Pleistoceno, o registro indica temperaturas e precipitações abaixo das atuais.  Apesar disso, as cabeceiras de vale mantinham ambientes locais relativamente úmidos, alimentados por zonas de saturação de água nos solos que teriam contribuído para a erosão e a sedimentação durante períodos de mudanças climáticas. Durante o Holoceno Médio, depósitos de fluxos torrenciais sugerem clima mais seco do que o atual, com padrão sazonal contrastado, influenciando pulsos de escoamento superficial sobre encostas. O predomínio, nas seqüências, de depósitos relacionados ao escoamento superficial sugere ambiente no qual a precipitação acumulada teria sido mais importante do que as taxas de evaporação. Essa condição paleoidrológica parece ser recorrente e explica de forma satisfatória como as formas de relevo teriam influenciado períodos de pedogênese e de sedimentação na área do estudo em função de mudanças ambientais.

Palavras-chave


Geomorfologia; Cabeceiras de Vale; Paleohidrologia; Mudanças ambientais.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.