Caracterização de cinzas sulfatadas de carvão visando utilização na indústria de cimento - reconstrução mineralógica do carvão de Candiota (Brasil)

Eduardo Rodrigo Ramos de Santana, Carlos Hoffmann Sampaio, Elba Calesso Teixeira, Pierre-Antoine Andréani, Jean-Charles Benezet, Pierre Adamiec, Ali Benhassaine, Rosvita Schütz

Resumo


O Brasil passou por um período de crise energética em 2000. Contudo, este país apresenta vastas reservas de carvão que poderiam ser mais exploradas. Depois da crise o consumo de carvão teve algum incremento, mais estudos deveriam ser feitos a fi m de minimizar as emissões de SOx e o aproveitamento das cinzas. As propriedades das cinzas dependem das características dos minerais que as originaram e da temperatura de combustão. A maioria dos sistemas empregados para queima é de combustão em leito pulverizado (1200 - 1600°C) ou fluidizado (850°C - mais comum fora do Brasil). Este artigo apresenta um estudo preliminar das características físicas do carvão, como tamanho e superfície, submetida a diferentes temperaturas com a finalidade de compreender seu comportamento nestas condições. A reconstrução mineralógica do carvão também foi desenvolvida.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.