Práticas multidisciplinares para o ensino introdutório de Geociências

Matheus Kuchenbecker

Resumo


O objetivo deste trabalho é apresentar práticas de ensino que utilizam temas de Geologia Aplicada para introduzir estas áreas do conhecimento e, ao mesmo tempo, exercitar habilidades de Geologia Básica. Pretende-se demonstrar que este tipo de abordagem apresenta diversas pedagogias, dentre elas a valorização dos conhecimentos prévios dos alunos e o oferecimento de uma benéfica experiência quase-profissional. São aqui descritas práticas relacionadas a geofísica, hidrogeologia e prospecção mineral, acompanhadas de todo o material necessário para sua utilização em sala de aula. Em cada caso, são evidenciadas as potencialidades didáticas das situações apresentadas, bem como um sumário dos resultados esperados.


Palavras-chave


Geologia Aplicada; Práticas de ensino; Geologia Introdutória; Exercícios.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.20396/td.v13i3.8651225

Apontamentos

  • Não há apontamentos.