O lúdico e o ensino de Geociências no Brasil: principais tendências das publicações na área de Ciências da Natureza

Danilo Missias Teixeira, Fábio Braz Machado, Josilaine Santina da Silva

Resumo


As atividades lúdicas são metodologias de ensino que vêm conquistando espaço no Ensino de Ciências; proporcionam um estudo dos conceitos de forma mais dinâmica e prazerosa. Todavia, quando se trata dos conceitos de Geociências as dificuldades apresentadas pelos professores de Ciências Exatas e Biológicas acabam por fazer com que estes profissionais não elaborem propostas vinculadas a tais conceitos. O objetivo deste trabalho é, portanto, identificar na literatura científica do Ensino de Ciências as principais tendências de pesquisas com características lúdicas que possuam como foco os conceitos de Geociências. Para isso, foi realizada uma busca em: (a) banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e (b) periódicos vinculados ao Ensino de Ciências. Como resultado, foi possível observar que as publicações lúdicas no Ensino de Ciências apresentam as seguintes tendências: (1) A maior parte das publicações tem origem na região Sudeste, principalmente nos estados de Rio de Janeiro e São Paulo; (2) O número de publicações é crescente a partir do ano de 2014, com ponto forte no ano 2016; (3) a maior área de conhecimento a apresentar trabalhos é Química, seguida de Biologia; (4) as publicações são, em sua maior parte, experiências realizadas no Ensino Médio, e (5) a modalidade lúdica preferencial é “Jogo Didático”.


Palavras-chave


Lúdico; Geociências; Ensino de Ciências.

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DOI: http://dx.doi.org/10.20396/td.v13i3.8651223

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