Produção de animações computadorizadas em flash para o ensino básico de Geociências

R. Toscani, G.S. França, E.S. Rezende, D.R. Matos

Resumo


No Brasil, a produção de imagens, vídeos ou animações didáticas com a finalidade de popularizar e ensinar o conhecimento de Geociências para o público leigo é ínfimo se comparado a países mais desenvolvidos. Devido a essa carência de elementos de ensino foi desenvolvido este projeto que visa produzir e proporcionar um material de qualidade, didático e interativo, para professores desde o ensino fundamental até a graduação, mais especificamente na parte de Geociências voltada para a Sismologia. A construção das animações foi realizada pelo programa Adobe Flash® 9.0 r45 o qual permite a construção de imagens vetoriais com movimento. Vale salientar que o material didático já foi explanado para um público superior a 500 pessoas em diversos locais como em universidades e escolas públicas com ampla aprovação. Além disso, foi realizada pesquisa na internet, divulgada pelo perfil do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília em redes sociais, contando com a participação de 316 pessoas, em que se evidenciou a aprovação dos participantes em 85,2%, quanto à temática, didática e qualidade das animações.


Palavras-chave


Ensino de Geociências; Sismologia; Animações; Computadores.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.20396/td.v13i3.8651221

Apontamentos

  • Não há apontamentos.