As Ciências da Terra na disciplina de Ciências Naturais do ensino básico em Portugal

Jorge Bonito, Margarida Morgado

Resumo


A literacia em Ciências da Terra do cidadão que conclui o ensino básico é, atualmente, considerada como um objetivo essencial para formular juízos de valor e tomar decisões acerca dos problemas que surgem quotidianamente na sociedade onde vive. Partindo das ideias-chave de uma Comissão Espanhola, criada para identificar os conhecimentos básicos em Ciências da Terra, faz-se uma sinopse com as metas curriculares para o ensino básico português relativas a conteúdos de Ciências da Terra. A análise efetuada permite constatar que Portugal tem definidos objetivos de aprendizagem para o ensino básico que o posicionam na vanguarda das propostas enquadradas nas ideias-chaves estabelecidas pela referida Comissão.


Palavras-chave


Literacia; Educação em Ciências da Terra; Metas curriculares; Ensino básico.

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DOI: http://dx.doi.org/10.20396/td.v13i3.8651220

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