Estudo de caso sobre ensino de Geociências em uma turma de ensino fundamental da rede privada de Duque de Caxias, RJ

Thatianne Castro Vieira, Andrea Velloso, Ana Paula de Castro Rodrigues

Resumo


Este estudo realizou um diagnóstico sobre o ensino de temas geocientíficos no sexto ano do ensino fundamental II, em instituição educacional da rede privada, Santa Cruz da Serra, Duque de Caxias-RJ. Questionários foram aplicados a um docente de Ciências e 37 discentes. Uma avaliação qualitativa de quatro diferentes metodologias de ensino sobre o ciclo da água foi realizada. A maioria dos discentes não soube dizer o que era Geociências, mas relatou alto interesse por Universo, Vulcanismo e Planeta Terra. Tanto o docente quanto os discentes apontaram os ciclos biogeoquímicos como temas menos interessantes. Das atividades aplicadas em sala de aula, as atividades lúdicas (jogo e modelo didático) foram as que fomentaram maior número de questionamentos. É necessário que os professores das séries do ensino fundamental II, em especial de Ciências e Geografia, se atualizem e diversifiquem as práticas de ensino para proporcionar uma melhor construção do conhecimento pelos discentes.

Palavras-chave


Geociências; Práticas de ensino; Recursos didáticos.

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DOI: http://dx.doi.org/10.20396/td.v12i3.8647892

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