Avaliação de suscetibilidade à erosão e movimentação gravitacional de massa no Parque Estadual do Juquery, Franco da Rocha (SP)

Danilo Gonçalves de Araújo Amorim, José Eduardo Zaine, Flávio Henrique Rodrigues

Resumo


A área de realização do estudo é o Parque Estadual do Juquery (PEJ), localizado no município de Franco da Rocha, Região Metropolitana de São Paulo, caracterizada por uma área de proteção de remanescente de cerrado. Essa unidade de conservação tem registrado problemas causados por processos de inundação, movimentos de massa e erosão hídrica. Baseado nesse histórico, este estudo teve como objetivo avaliar a suscetibilidade aos processos erosivos lineares (sulco, ravina e boçoroca) e de movimentos de massa, e fornecer subsídios ao planejamento e à gestão do meio físico da unidade. O mapeamento, realizado na escala de 1:20.000, subdividiu a área em 6 unidades geológico-geotécnicas, cujos resultados fomentaram a avaliação da suscetibilidade aos processos geológicos analisados. A avaliação de suscetibilidade considerou a possibilidade de ocorrência de processos morfodinâmicos em relação às características geológico-geotécnicas e foi realizada de forma qualitativa, adotando o método de análise gráfica, fundamentado na análise combinatória de variáveis de interesse. Para tanto, recorreu-se a técnicas de geoprocessamento, levantamentos de campo e análises gráficas. Como resultados, são apresentados os mapas de suscetibilidade aos processos erosivos e aos movimentos gravitacionais de massa. O mapa para processos erosivos aponta que 95% da área possuem moderada suscetibilidade e que 5%, alta suscetibilidade; já para processos de movimentos de massa 88% possuem baixa suscetibilidade e 12%, moderada suscetibilidade. Foram identificados dois pontos de interesse: uma boçoroca no extremo oeste e um trecho da estrada com ravinas. Conclui-se, portanto, que os processos erosivos representam o principal problema geológico-geotécnico do PEJ, visto que são decorrentes das características naturais do meio físico (geologia, geomorfologia e pedologia) e agravados pela ausência de cobertura vegetal e precariedade das estradas e trilhas.


Palavras-chave


Geologia de Engenharia; Cartografia Geotécnica; Avaliação de Suscetibilidade; Erosão Linear; Movimentos de Massa; Gestão Ambiental.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v17-350

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


SCImago Journal & Country Rank