Foco e Escopo

A Série Científica (ISSN 1519-874X) é dedicada à divulgação de artigos inéditos, nas diversas áreas da Geologia, criteriosamente avaliados e revisados por corpo editorial qualificado, com tiragem de 400 exemplares, abrangendo intercâmbio com as principais bibliotecas de universidades brasileiras e estrangeiras. Está indexada em expressivas bases de dados científicos do mundo, tais como ELSEVIER, GEOREF, BIOSIS, SCOPUS e QUALIS. Face ao incremento de artigos publicados, passou de anual a semestral a partir de 2004, e em consequência, passou a ser considerada referência nível A Nacional pela CAPES em 2006. Também em função do incremento na qualidade, a revista que tradicionalmente vem recebendo apoio financeiro do SIBi da USP, foi, em 2007, contemplada também com proventos do CNPq. A partir de 2003 foi inaugurado o site da revista "http://www.igc.usp.br/geologiausp", com versões em português, inglês e espanhol. Além da divulgação dos artigos impressos, estão disponíveis todos os artigos “on line” não só da revista, como também dos Boletins que a antecederam desde 1970. Uma de nossas metas, visando o incremento da internacionalização da revista, é estimular os autores a redigirem seus artigos em inglês. A outra é, em função da crescente demanda, considerar a possibilidade de publicar mais de dois números por ano, reduzindo ainda mais a já curta espera.

Artigos

• Os artigos deverão trazer contribuições inéditas à área de Geologia e não terem sido submetidos a nenhum outro periódico.

• Os conceitos emitidos bem como as referências são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.

• O acompanhamento/status de todos os artigos submetidos encontra-se no endereço eletrônico www.igc.usp.br/geologiausp (no menu lateral direito, clicar em Artigos Submetidos).

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Esta seção é de responsabiblidade exclusiva do Editor-chefe da revista.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Prefácio

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Processo de Avaliação pelos Pares

O Conselho Editorial faz uma pré-análise do material enviado, qualificando-o ou não, num primeiro momento, para publicação na Geologia USP. Série Científica. Isto não impede que o trabalho possa ser recusado, no decorrer do processo de análise crítica do material.

Passando pela primeira fase de julgamento, o artigo será submetido à avaliação rigorosa de, pelo menos, dois relatores indicados pelo Conselho Editorial.

O prazo para retorno dos pareceres é de aproximadamente 20 dias.

As críticas e sugestões dos pareceristas serão encaminhadas ao autor principal/correspondente, para as providências necessárias.

Efetuadas as alterações, o autor deverá encaminhar a nova versão do trabalho para uma reavaliação por parte dos relatores.

O artigo só estará apto para publicação após avaliação final dos relatores e do Conselho Editorial.

Textos em inglês, cujo autor principal não tenha esse idioma como língua mãe, assim como os Abstracts de trabalhos em português, desde que possuam nível adequado, serão revisados por profissional contratado pela revista para essa função. Essa revisão será enviada ao autor para sua concordância.

A correção da prova final do trabalho, antes da impressão, será feita pelos próprios autores. Nesta fase do processo, não mais serão aceitas modificações.

Periodicidade: trimestral.

Publicação em: março, junho, setembro e dezembro.

Política de Acesso Livre

Plagiarismo

A Geologia USP. Série Científica aceita artigos inéditos e originais. Utiliza o sistema Similarity Check da CrossRef para verificação de similaridade textual e identificação de plágio e autoplágio. Textos que apresentarem semelhanças com outros já publicados, ou manipulação de citações e/ou dados serão excluídos do processo de avaliação e, dependendo da gravidade e extensão da má conduta científica, os autores poderão ser suspensos. A Geologia USP: Série Científica adota as orientações do Committee on Publication Ethics (COPE) (http://publicationethics.org/) e do Directory of Open Access Journals (DOAJ) (https://doaj.org/publishers#advice), além de apoiar-se em políticas e normas constantes em documentos nacionais e internacionais de instituições renomadas.

Fontes de Indexação

• American Geological Institute – GEOREF
  • Bibliography and Index of Geology and Zoological Record - BIOSIS
  • Geo Abstracts (Elsevier) – GEOBASE
  • SCOPUS – SCOPUS
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES/QUALIS

A publicação recebe financiamento de:

Universidade de São Paulo. Credenciamento e Apoio Financeiro do Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP.