ANÁLISE DA VULNERABILIDADE À EROSÃO COSTEIRA ATRAVÉS DE GEOINDICADORES NAS PRAIAS DE PIEDADE E PAIVA (PE), BRASIL

ATHOS FARIAS MENEZES, PEDRO DE SOUSA PEREIRA, RODRIGO MIKOSZ GONÇALVES, TEREZA CRISTINA MEDEIROS DE ARAÚJO, PAULO HENRIQUE GOMES DE OLIVEIRA SOUSA

Resumo


As praias de Piedade e Paiva estão localizadas no litoral do Estado de Pernambuco e pertencem aos municípios de Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho respectivamente. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a vulnerabilidade à erosão costeira analisando dez geoindicadores com características continentais e costeiras. Como materiais para extrair tais informações foram utilizadas imagens de satélite de alta resolução e observações coletadas em campo. Os índices de vulnerabilidade foram classificados em três níveis de intensidade de acordo com a seguinte variação numérica e qualitativa: entre 0 a 2,9 (vulnerabilidade baixa), de 3 a 6,9 (vulnerabilidade moderada) e de 7 a 10 (vulnerabilidade alta). O setor norte e central da praia de Piedade foram os que obtiveram o maior valor do índice de vulnerabilidade à erosão costeira ambos iguais a 8,0 enquanto que o setor Sul da praia do Paiva apresentou um valor igual a 3,0. Destaca-se o uso desta modelagem para gestão costeira, sendo um procedimento considerado de baixo custo e que pode ser aplicado em diferentes escalas.


Palavras-chave


Vulnerabilidade à erosão costeira; Gestão integrada da zona costeira; Sensoriamento remoto; Sistema de informações geográficas (SIG).

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


SCImago Journal & Country Rank