AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DO GERENCIAMENTO COSTEIRO INTEGRADO UTILIZANDO AHP (ANALYTIC HIERACHY PROCESS) PARA A ILHA DE ITAMARACÁ, PERNAMBUCO, BRASIL

JOSILENE PEREIRA LIMA, RODRIGO MIKOSZ GONÇALVES, MARCIO AUGUSTO RELON SCHMIDT

Resumo


A gestão integrada da zona costeira (do inglês Integrated Coastal Zone Management – ICZM) envolve uma abordagem integrada de elementos naturais e antrópicos e deve ser organizada para minimizar os conflitos e utilizar os recursos de forma sustentável. A partir da definição sobre ICZM e demais legislações brasileiras foram identificadas 11 variáveis para fazer parte de um modelo de avaliação da eficácia do gerenciamento costeiro integrado utilizando a análise multicritério ponderadas através do método Analytic Hierarchy Process – AHP, considerando critérios sociais, econômicos e ambientais. O resultado deste modelo representa um valor numérico, com variação entre 0,0 e 1,0, no qual a medida que o valor aumenta melhores são as condições associadas a gestão costeira integrada. Assim, a aplicação deste método demonstrou ser uma importante ferramenta para diagnosticar e fornecer subsídios à tomada de decisão em ambientes costeiros.


Palavras-chave


Gestão integrada da zona costeira; AHP (Analytic Hierarchy Process); Sensoriamento remoto; Sistema de informações geográficas; Geotecnologias.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


SCImago Journal & Country Rank